Ads Top

# The Hunger Games - A Rebelião por trás dos Pôsteres


Pode parecer estranho comentar sobre uma revolução sem antes nos apresentarmos ao enredo, mas como vou trazer uma resenha completa de cada livro posteriormente para vocês, vamos iniciar a conversa com uma introdução simples sobre The Hunger Games.


Hunger Games - Jogos Vorazes, é um romance de ficção escrito por Suzanne Collins que fala sobre um mundo futurístico não datado, depois da destruição da América do Norte. Panem é a nação existente que se forma pela poderosa cidade central chamada Capital e pelos 12 Distritos pobres que a rodeiam.

Anteriormente havia 13 distritos, em uma era em que houve uma rebelião levando à inúmeras mortes e à vitória da Capital. Perdendo-se assim o Distrito 13.

A Capital para fazer com que os demais distritos nunca mais se rebelassem, tornassem a repetir os chamados Dias Escuros, e soubessem de sua força sobre eles, cria o torneio chamado Jogos Vorazes.

Uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão para toda a população de Panem, onde no Dia da Colheita, são selecionados por sorteio um garoto e uma garota entre 12 e 18 anos de cada distrito para competirem até a morte em uma arena controlada pela Capital.

A personagem principal é Katniss Everdeen , uma garota de 16 anos que perdeu seu pai em um acidente no túnel de mineração em que ele trabalhava.

Basta saber até aqui que Katniss vira um símbolo para todos os distritos quando se revolta com os atos da Capital e enfrenta as decisões dos mais poderosos.

Para quem já acompanha, imagine que toda a publicidade em cima do filme em matéria de Trailers e Pôsteres, define exatamente o Tordo que Katniss representa.

Observando os posteres do primeiro filme: The Hunger Games.

Katniss é a única em destaque de posição.

A princípio, eu havia notado que a única com a cabeça baixa é Rue, mas porquê?
Rue, ao contrário dos demais, não pretende enfrentar a Capital. Ela é a inocente criança mais nova que é posta injustamente nos jogos para lutar até a morte com outras mais velhas.
A posição de Rue não denota passividade, mas sim inocência. Inocência essa que faz com que Katniss decida se opor determinantemente à Capital.

Quanto aos outros, a cabeça erguida mostra que não estão de acordo com as regras impostas e Katniss mais ainda, em posição diferente dos demais.


Em relação ao próximo filme, Em Chamas:

Nem é preciso dizer a discrepância de posição corporal que deixaram clara nas imagens, certo?
Katniss se manter de pé, não só denota o destaque que merece sendo o símbolo que a Capital quer extinguir, como que mesmo se sujeitando às regras impostas, de alguma forma ela se opõe. Mesmo sendo em simples fotos tiradas pela Capital para Panem.


Se você ainda não está convencido, vamos dar uma última olhada no material mais recente, sobre o filme The Mockingjay - A Esperança - parte 1:


É... algum publicitário realmente sabia muito bem o que estava fazendo. :)

E você?
Também acha que há uma Revolução por trás de Panem e nosso mundo atual?

Nenhum comentário:

Obrigado pela visita! Deixe aqui seu comentário e seu site/blog que retribuirei! :) Volte Sempre!

Tecnologia do Blogger.