Ads Top

# Filme: Muito Além do Peso

Watch the movie: "Beyond the Weight" with English Subtitles.
~

Foi lançado no  começo do ano passado mas só com grande repercussão em meados deste ano, um documentário chamado : Muito Além do Peso.


O filme de quase uma hora e meia de produção brasileira, mostra que a sociedade com a alimentação desregrada, com correria do dia a dia, e acessos fáceis à fast-food, têm ficado cada vez mais gorda, com doenças relacionadas à saúde mais evidentes e com expectativa de vida menor.

No vídeo a seguir, você verá uma palestra do reconhecido chef de cozinha Jamie Oliver ( líder do projeto "Revolução da Comida") que enfrenta cadeias de fast-food e faz cidades inteiras mudarem a alimentação, entrevistas de famílias com crianças obesas, que vivem em condições financeiras diversas e dados alarmantes sobre a nova doença da sociedade moderna.

Várias pessoas foram entrevistadas de uma ponta à outra do Brasil, mostrando a diversidade entre as famílias e apontando que o fator financeiro não é fator determinante em uma boa ou má alimentação.

Veja o filme, e repense suas atitudes alimentares e físicas, espelhando-se no que o estilo de vida de hoje em dia pode influenciar em nossas crianças, os adultos do futuro.


Você pode não ter problemas com sobrepeso ou nunca ter parado para pensar em uma alimentação mais saudável, mas quando uma criança conta que se sente "nojenta" por ser gorda, é aí que você precisa repensar como a humanidade caminha.

As preocupações do mundo moderno, em escala geral, não englobam a alimentação. A obesidade não é tratada como uma doença, apesar de seus efeitos originarem os dados mais alarmantes como causa de mortalidade acima inclusive de homicídio.

Nem é preciso comentar o quão absurdo é, uma criança com 11 anos de idade hoje em dia, não reconhecer um mamão. Não estou falando de uma fruta regional simplesmente, mas uma  fruta que em todo mercado tem, que é fácil de ser cultivada, possui características próprias e mesmo assim não é reconhecido nem por meio de gravuras, internet ou educação de qualquer lugar. 

A origem de tudo pode ter vindo por necessidade de conservação de alimentos no período da 2ª Guerra Mundial, mas com a evolução da sociedade, era esperado que as pessoas se ativessem mais à alimentação. Mas a facilidade, e rapidez em se consumir alimentos processados fez com que os números de doenças relacionadas à saúde disparassem.

Veja alguns dos gráficos do documentário:
 



Pensem no quanto esse número é alarmante!
E não pense que só junk food seja o problema, quando você compra uma caixa de suco "natural" no mercado, que não seja de polpa, você está consumindo exatamente o demonstrado abaixo:


Além de todo o fator alimentar, a questão da falta de atividades físicas em escolas e na rotina diária de adultos, é diretamente proporcional ao impacto que a alimentação pode trazer ao estilo de vida.

Foi importante salientar no vídeo, duas visões contrárias em questão: a de um publicitário e de especialistas onde ambos falam sobre a responsabilidade dos pais, o bombardeio da mídia em cima de cada indivíduo e a falta de opções que muitos locais possuem. 

É colocado por exemplo, um fator importante que é muito comum principalmente nos EUA: a comida saudável é sempre mais cara do que aquelas que não são.

Hoje em dia é possível sim fazer alimentações saudáveis e procurar opções melhores para o dia a dia, mas é preciso sempre de força de vontade, disciplina e perseverança, pois tantas opções disponíveis e rápidas que temos, pode ser o caminho mais rápido para nosso fim.

Para finalizar, se você não pode ver o vídeo, acompanhe aqui os depoimentos que mais chocaram durante o documentário:


Você tem medo de alguma coisa, em relação à diabetes?
"- Só medo de madrugada, passar mal e não sentir nada."
~ Rebeca, 11 anos, tem diabetes tipo 2 causada pela obesidade desde os 3 anos



"Um dia ele me perguntou:
- Mãe, posso comprar um amiguinho?
 Acho que ele se sente muito sozinho, então eu falei:
- Não filho, não se compra amiguinho, se faz amiguinho."
~ Léo, 9 anos, tem colesterol alto e cansaço nas pernas

Quando você assiste televisão e vê propaganda de hambúrguer, bolacha, salgadinho, o que você sente?
- Antes, eu falava pra mamãe: "- Mamãe, vamo nesse lugar", que falava pra ir, mas agora eu fico até com nojo das pessoas comendo essas coisas.
- Porque você fica com nojo?
- Ah, é porque eu sei que vai ficar... igual eu com sobrepeso. E aí vai ser muito ruim"
~ Carol, 8 anos, sobrepeso


Falta alguma coisa na sua vida?
"- Falta sentido"






Se você quiser ver um pouquinho mais, dois responsáveis pelo documentário, deram uma entrevista no programa antigo "Agora é Tarde", do Danilo Gentili :









Nenhum comentário:

Obrigado pela visita! Deixe aqui seu comentário e seu site/blog que retribuirei! :) Volte Sempre!

Tecnologia do Blogger.